TURISMO

|

                                           TURISMO                                                 

O maior potencial econômico da cidade é o turismo, pois ocupa uma região montanhosa de beleza magnífica. O clima é considerado um dos melhores do mundo com temperaturas amenas e chuvas suficientes ao longo de todo o ano. Há reservas de Mata Atlântica onde é possível visualizar animais silvestres em seu habitat natural, além de cachoeiras e lagos, o que rendeu a cidade, a partir de 1995, através de lei estadual, o cognome de "Cidade Verde". O município dispõe de uma rede hoteleira bem formada.
O pico do Lírio é uma montanha utilizada pelos amantes do radioamadorismo para a realização de contestes. Funcionou durante longo período neste local uma estação repetidora de radioamadores, com links excepcionais alcançando cidades em São Paulo e Espírito Santo. Também é onde se localizam as torres de retransmissão dos canais de televisão e de onde se pode ver, em noites de tempo bom, o Cristo Redentor no Morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro.

Distrito Morro Azul - Engenheiro Paulo de Frontin - RJ




VALE VISITAR



Principais Pontos Turísticos


Cachoeira Bórgeres de Castro

End: Rio dos Macacos / Estrada Bórgeres de Castro s/n º - Bógeres de Castro
A Cachoeira apresenta altura aproximada de 20 metros, 4 saltos e grande volume dágua. Suas águas são claras, transparentes, e de temperatura fria. A paisagem circundante é caracterizada por densa vegetação, destacando-se o bambu gigante, embaúbas pretas, lírios do brejo e árvores frutíferas, como cambucás, figueiras, bananeiras e jaqueiras. Na área registram-se duas grandes piscinas naturais, sendo uma bem profunda possibilitando mergulhos de média altura. Essa piscina encontra-se no meio dos saltos e a outra no final da cachoeira.

Cachoeira da Borracha

End: Córrego da borracha - Bairro da Borracha - Sede
A Cachoeira apresenta altura aproximada de 3,5 metros com 3 saltos. Suas águas são claras, transparentes, e de temperatura amena. A paisagem circundante é composta principalmente de coqueiros de pindoba, jacateirões, quaresmas, embaúbas pretas, bambus, taquaras, araucárias e canelas. Há boas possibilidades de banho em duchas naturais e na piscina formada entre os saltos da cachoeira.

Cachoeira do Castelo do Riacho

End: - Arraial do Sapo
Possui altura aproximada de 3 metros e um único salto. Suas águas são claras, transparentes, e de temperatura fria. Vegetação onde destacam-se diversas árvores, como mangueiras, embaúbas pretas e bananeiras. Há possibilidades de banhos em uma ducha e numa pequena piscina natural que se encontra logo abaixo da Cachoeira. No lado esquerdo encontram-se escadas de pedras que facilitam o acesso ao atrativo.

Cachoeira do Salto

End: Rua Casimiro Nabuco Ribeiro
Altura aproximada de 5 metros com 2 saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. A paisagem circundante é composta por mata fechada, destacando-se embaúbas pretas, jacateirões, quaresmas, pimenteiras, alecrins, samambaias e lírios do brejo. Oferece excelentes condições de banhos, na sua ducha natural e na piscina, formadas por suas águas.

Cachoeira Ronco dágua

End: Rio dos Macacos / Rodovia RJ- 127 s/n º - Bairro de Ramalho
Acesso: Atravessando o Centro da cidade, tomar a Rodovia RJ-127, sentido Engenheiro Paulo de Frontin/ Paracambi. Dois quilômetros após, à margem direita da estrada há uma entrada para a cachoeira. Apresenta altura aproximada de 15 metros e 3 saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. A paisagem em torno é formada por vegetação densa, composta principalmente de eucaliptos e embaúbas pretas e brancas. Apesar do difícil acesso ao local, há boas possibilidades de banhos, devido ao seu grande volume dágua que forma uma grande piscina e uma ducha natural.

Cachoeirão

End: Estrada da Lagoinha ( com entroncamento de Estrada das Palmeiras da Se
Acesso difícil. Cachoeira formada por nascente dentro da Mata Atlântica, duas quedas de cerca de 30 metros. Mata Atlântica intacta, exuberante, plantas exóticas tropicais (bromélias, orquídeas, árvores como jequitibá, cedro, araribá, embuia, etc. Os animais na região são: o barbado, preá, tatu, porco-do-mato, tamanduá-mirim, tapetí, jaguatirica, queixada, onça-parda, mico, siriema, capivara.

Lago Azul

End: Estrada do Lago Azul s/n º - Matadouro
Sua área é de aproximadamente 40.000 metros quadrados, sendo toda navegável. A vegetação que o circunda é densa e composta basicamente de embaúbas brancas, eucaliptos, quaresmas, jacarés e samambaias que ocupam toda a sua extensão. As águas são limpas, porém turvas e de temperatura amena. Antigamente o Lago era de tonalidade azul, mas com as construções implantadas ao seu redor e as chuvas, acumulou-se lama no fundo, dando as suas águas um tom escuro. É um dos melhores locais de pesca do Município, onde se destacam espécies como o acará, lambari, traíra e bagre, entre outros. Obs: Perigoso para banho.

Lago de Todos os Santos

End: Estrada de Sacra Família do Tinguá s/n º - Graminha - Sacra Família do T
Localizado em terras de propriedade particular, da Fazenda de Todos os Santos, tem área aproximada de 20.000 metros quadrados, toda navegável. Está circundado por vegetação, onde se destacam eucaliptos e embaúbas pretas e áreas de pastagem. Rodeado pelas construções da casa da sede da Fazenda de Todos os Santos e suas benfeitorias. Possui águas limpas, porém turvas e de temperatura amena, com ausência de praias. Área piscosa, com espécies como acará, traíra, bagre e piau pequeno, não sendo permitido nem a pesca nem a navegação, pois o Lago é propriedade da Fazenda de Todos os Santos.


Pico do Lírio

End: Estrada da Torre s/n º, Localidade de Alto da Torre
Possui altura aproximada de 600 metros, e em seu cume estão as torres da TV Globo e da Embratel. A vegetação que ocupa toda a área em torno do atrativo, é exuberante, destacando-se eucaliptos, quaresmas, embaúbas pretas e brancas, jacarés e taquaras. É utilizado como um mirante de onde se pode apreciar uma das mais bonitas vistas do Município, incluindo toda a Sede, onde destaca-se a Igreja Nossa Senhora de Soledade, a Estrada de Ferro e a Casa da Moeda. Do local se avista também o Município de Mendes e quase todo o território do Município de Engenheiro Paulo de Frontin.

Igreja Nª Sª da Soledade

End: Praça Nossa Senhora de Soledade s/nº - Centro
Trazida por João Gomes (que foi o construtor da Capelinha, no local onde havia apenas uma cruz marcando a sepultura de uma pessoa desconhecida). Consta que João Gomes trouxe a imagem da Santa, de trem, no seu colo, sem chapéu, em sinal de respeito. Ao chegar à cidade era esperado por uma multidão que o acompanhou em procissão para levar a Santa à capela.

 

©2009 MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN | Template Blue by TNB